terça-feira, fevereiro 17, 2009

Eu gosto de- parte 4

Eu gosto de Carros!

Depois de perder duas horas inteirinhas a tratar do meu carro lembrei-me que tinha de postar aqui este gosto e que não podia mais esperar…
Eu gosto de carros e de automóveis… Sim faz toda a diferença! Considero que só tenho um automóvel e vários carros, um automóvel tem de marcar uma época, um estilo, um pensamento tem de se impor por si só seja pela beleza, seja pela potencia, seja pela tecnologia. Um carro é o irmão mais pobre, perdeu em algum aspecto mas não deve ser por isso menosprezado, e digo com orgulho que hoje despendi duas horinhas inteiras sozinho com o meu carro, só eu e ele!
Os carros, pelo menos para mim, são aquilo que temos de mais parecido com a nossa namorada! Leva-nos o dinheiro todo em extras que nunca acabam que na maior parte das vezes não servem para nada, mesmo depois de passar um gajo com um carro mais potente ou mais bonito que o nosso continuamos a gostar dele a mesma, gostamos de ser vistos com ele não importa a idade ou se está nas melhores condições, dá prazer só de ver as curvas, é um prazer senti-lo nas curvas, e no meu caso adoro passar bastante tempo a cuidar dele, todos os detalhes deste os que são vitais até aos mais escondidos tal como com as gajas…
Estão a ver aquelas quecas que as vezes damos quando tudo parece andar contra nós ou quando o stress está a acabar com os nervos e depois de dar a respectiva parece que tudo ficou mais simples e “cor-de-rosa”? Eu quando estou assim e por algum motivo não tenho a minha dama de eleição (ou mesmo nenhuma) pego no carro extravaso a minha road rage e o efeito é o mesmo… Mas contudo prefiro mulheres a carros ou automóveis.
Voltando ao gosto em si, gosto de carros de todas as marcas e gosto de muitos modelos e gosto de saber pormenores que não interessam a ninguém, mas nunca gostei de saber quantos cavalos tem cada um de cor, ou a potencia ou preço. Gosto de saber inovações, ou curiosidades, gosto de os reconhecer de todos os outros só vendo uma parte ou um detalhe.
Mas como é óbvio tenho preferências, e são elas a Porsche e a Citroen. A Porsche porque para mim é a palavra em Alemão que designa Paixão só pode! Quem é que nunca olhou para um 911 ou um 356 e sentiu um enorme desejo de ter um? E na verdade não é o carro mais caro, não é o carro mais exclusivo, não é o mais rápido nem o com melhor performance, mas é sem dúvida ao mais apaixonante! Atrevo-me mesmo a dizer que é o mais bonito, e o facto de ser produzido desde 1963, e apesar de todas as mudanças é ainda fácil reconhecer o que resta do modelo inicial, tem um Q de fidelidade que me atrai bastante.
A minha outra preferência explica-se facilmente, passei muito tempo numa oficina dessa marca ao longo da minha vida, aqui em casa só temos Citroens, e por sorte tive alguns carros míticos como uma Diane, e um Visa de uma versão limitada, e a minha grande paixão e o único destes que ainda tenho um Bx de 1989. Foi sem dúvida o único automóvel que tive e aquele que conquistou o lugar cimeiro no meu coração pelas aventuras que vivi a bordo, por ter crescido a querer tirar a carta para me sentar ao comando daquele que foi descrito como o cruzeiro das estradas! Hoje é um automóvel velho, mas conservo-o com todos os cuidados para quando for um automóvel antigo e nessa altura espero que ele seja passeado e passei o meu pai no descanso da sua reforma e me permita ainda a mim saborear os prazeres de outros tempos. É sem dúvida alguma um carro especial porque em 1989 um carro trazer de série travões de disco a frente e a trás não é normal, não é normal o carro literalmente levantar do chão quando o ligamos, e não é normal o nível de conforto que se atinge dentro dele… Enfim não há amor como o primeiro!
Ainda em relação a Citroen, a princípio pode parecer uma marca banal de carros banais, mas tem um história especial e teve muitos carros ao longo dessa história que revolucionaram o mundo automóvel por introduzirem conceitos novos como o 2cv que não se chama assim por ter 2 cavalos de potencia como é obvio porque há carros telecomandados com mais que isso. O 2cv é assim conhecido porque foi concebido para substituir as carroças que os agricultores em Franca tinham e que eram puxadas pelos tais 2 cavalos, a nível de curiosidade ficou conhecido também por o umbrela-with-weels devido ao aspecto vincado do capôt, capota e tampa da mala e foi conduzido em Portugal por Roger Moore no 007-For your eyes only. Lançou ainda modelos como o Ds que em 1959 trouxeram conceitos que só muito mais tarde viriam a ser apurados e aplicados como a direcção assistida ou os faróis direccionais, ou modelos como o Gs, a Mehári, o SM (que tinha um motor maserati) ou cx que foi durante algum tempo muito comum entre famosos e presidentes de muitos países.
Penso que não seja novidade para ninguém esta minha paixão, mas se for e alguém quiser discutir alguma coisa é sempre um prazer falar de carros e automóveis!
Um abraço, Max.

2 comentários:

Joana disse...

Ohh.. então e a parte de "Para que te serve um CArro?" Também é importante informares os leitores...

eheeh!

Pizzicato disse...

Oh Max, gostei da tua teoria sobre o nome do 2CV, mas lamento desapontar com a verdadeira razão que, por sinal, é bem menos saborosa que a tua: os 2 CV referem-se a um imposto chamado de "Imposto de Cavalo Vapor" que se baseava nas volumetrias dos cilindros dos carros e foi usado em França durante muitos anos!

É como aquela anedota da casada e da solteira, em que uma lambe e outra chupa o gelado e tens de adivinhar qual delas é a casada. Gostei da tua teoria mas é mesmo pela aliança no dedo que se chega lá! ;) Abraço desde a Holanda. Zé