domingo, janeiro 25, 2009

Words are dangerous… you should use it wisely!

O poder das palavras é quase absoluto, e o pior é que por vezes o maior dano é causado pela ausência da própria palavra do que pelo seu uso inapropriado.
Se não vejamos, quantas e quantas vezes não pensamos já nós que poderíamos ter dito a alguém que gostamos dessa pessoa, ou que a odiamos, ou que poderíamos ter imposto a nossa vontade ou exprimir a nossa opinião. Quantas dessas vezes não sentimos que esse pequeno gesto poderia ter mudado o rumo da história, ter trazido grandes mudanças em relações, ter feito a diferença numa avaliação ou simplesmente deixado o nosso ego mais protegido. Já não falo claro no processo de decisão, nem se seria certo o uso da palavra pois essa é toda outra problemática.
Contudo o uso da palavra não é menos importante, pelas mesmas razões, mas no entanto e pelo menos á minha pessoa faz-me menos confusão o seu poder, principalmente porque ao usarmos a palavra estamos a realizar uma acção e para cada acção há sempre uma reacção.
Dei comigo a pensar nisto e tinha de usar a palavra numa tentativa de despoletar a questão em vós, caros leitores/visitantes. Na expectativa de o ter conseguido deixo aqui o meu primeiro post mais sério deste regresso a casa.
Para me despedir deixo-vos um pedido bem ao estilo do John Lennon: Usem sabiamente as palavras que vos restam, usem as palavras para criar um sorriso, para fazer um amigo, para transmitir o conhecimento, para provar uma teoria mas nunca para ferir ou criar uma discórdia que não amistosa!


P.S.- Ainda que contraditório ao que escrevi, continuo a acreditar que o Savater é que tinha razão, a palavra é apenas um veiculo que transporta o nosso livre arbítrio, e esse gajo é que lixado.

1 comentário:

Joana disse...

Às vezes pensamos... mas pensamos de mais! Sabes porque te que existir cuidado de linguagem? Porque existem regras, simplesmente porque existem regras e valores que ultrapassam qualquer consciência! Então se te dizem algo que te magoe... a tua consciência, encontra rapidamente o gene da tristeza, aquele que é atingido! E nós deixamo-nos levar por isso, sem sequer "questionar", mas será que devo mesmo ficar "moagoado(a)"?

Óbvio, que tenho que aceitar as regras... mas por momentos deixo-me levar pela tranquilidade de pensamentos e visualizo mesmo um mundo cheio d Respeito.. em que o que te digo é direccionado para uma caixa, que é analisada e aí a pessoa tem a escolha própria de aceitar/melhorar ou rejeitar/nao faz sentido! Uma imagem onde, não existem aqueles roedores minorcas, sempre a chamar a atenção para a porcaria de mesquenhices... Enfim, um Mundo diferente...

E sabes que mais... Se um dia as palavras ditas, te soaram menos Bem... dá só a importância suficiente para rapidamente esqueceres isso...!

Eu quero falar para SOrrir =)